sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Relatório de observação - Reprodução sexuada nas plantas

Tema/Teoria
Reprodução sexuada nas plantas: Constituição dos frutos e sementes.

Resumo
Os óvulos após a fecundação originam as sementes. As paredes do ovário desenvolvem-se, muitas vezes, em conjunto com outras peças florais formando o pericarpo que envolve as sementes.
O conjunto do pericarpo e da semente ou das sementes constitui o fruto. Quando maduro, o pericarpo pode conter substâncias nutritivas e designa-se por fruto carnudo, ou acaba por desidratar, formando um fruto seco. As estruturas que envolvem as sementes podem facilitar a sua dispersão por áreas por vezes distantes das plantas onde foram originadas. As sementes apresentam variedade de dispersão. Os agentes dispersores podem ser o vento, os animais ou a água.
A disseminação dos frutos e das sementes é essencial na propagação das plantas com flor.
As sementes, após permanecerem num estado de vida latente, em que a actividade vital está reduzida ao mínimo de sobrevivência, entram em germinação, originando novas plantas independentes.

Palavras-Chave
Semente; fruto; reprodução sexuada; plantas; fecundação; pericarpo; tegumento; endosperma; embrião; mesocarpo; endocarpo; epicarpo.


Observações/Resultados






Conclusões

Maçã: Exemplo de um fruto
A maça quanto ao tipo é um fruto carnoso pois apresenta pericarpo suculento e faz parte do subtipo pomo, pois é um fruto composto por 1 ou mais carpelos.
A maça é constituída por pericarpo ( endocarpo, mesocarpo e epicarpo), que envolve as sementes desta.


(clique para ampliar)

Feijão: Exemplo de uma semente
Uma semente é uma pequena planta embrionária fechada numa cobertura denominada tegumento, geralmente com algum alimento armazenado. É o produto do óvulo amadurecido de plantas gimnospérmicas e angiospérmicas, que ocorre após a fertilização e algum crescimento dentro da planta mãe. A formação da semente completa o processo de reprodução em plantas com sementes (começou com o desenvolvimento das flores e a polinização), com o embrião desenvolvido a partir do zigoto e do tegumento dos tegumentos do óvulo.
Uma semente é essencialmente constituída por 3 partes:

  • Embrião
  • Endosperma, uma fonte de nutrientes para o embrião
  • Tegumento, camada que reveste o endosperma e o embrião

Referências
  • http://osseresvivos.blog.terra.com.br/2008/02/24/os-frutos/
  • http://en.wikipedia.org/wiki/Seed
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Fruto

Sem comentários:

Enviar um comentário