Tema/Teoria
Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres – Rochas sílticas e rochas argilosas.
Resumo
As rochas sílticas são constituídas por partículas com dimensões compreendidas entre 1/16 e 1/256 mm, enquanto que as rochas argilosas são constituídas por materiais cujas dimensões são inferiores a 1/256 mm, predominando assim os minerais de argila resultantes da meteorização química de vários minerais. Muitas vezes formam-se rochas em que há mistura de siltes e de argila tendo granulometria muito fina.
Inicialmente, as partículas argilosas encontram-se em suspensão na água, de seguida depositam-se e formam depósitos que evoluem para rochas argilosas.
O Cloreto de sódio (NaCl) dissolvido na água, funciona como uma espécie de catalisador que permite a rápida deposição das partículas através de um processo designado floculação.
“A floculação consiste na aglutinação de partículas formadas na coagulação que, por possuírem ainda dimensões reduzidas e baixa densidade, apresentam dificuldade de sedimentação. A floculação pode ser realizada por agitação mecânica, arrefecimento, evaporação ou por adição de eletrólitos de massa molecular elevada, que facilitam a união entre as partículas coaguladas, originando outras de maiores dimensões e mais fáceis de separar da massa líquida, por gravidade.” in Infopédia
Palavras-Chave
Rochas sílticas; Rochas argilosas; Rochas sedimentares; Granulometria; Cloreto de sódio; Partículas; Depósitos; Floculação; Minerais; Meteorização química.
Observações/ Resultados
Na figura 1 pode-se verificar que no tubo A ocorreu deposição das partículas enquanto que no tubo B as partículas ainda se encontram em suspensão.
Discussão de resultados
Durante a experiência verificou-se a ocorrência de deposição no Tubo A ao contrário do que se verificou no Tubo B, visto que apenas se verificou que as partículas se em suspensão. É possível concluir que o que levou à deposição das partículas foi a presença do cloreto de sódio através da floculação. Esta é um processo que se baseia na formação de flóculos de argila, a formação destes permite a deposição mais rápida em água com NaCl. A força gravítica é um factor importante na deposição dos sedimentos visto que por neutralização dos iões do NaCl formam-se os flóculos com maior massa, desta forma a força exercida sobre eles é maior o que permite que se depositem mais rapidamente. Desta forma , quando um rio chega à foz, e as argilas transportadas se misturam com a água salgada ocorre a floculação sendo desta forma facilitada a deposição dos sedimentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário