A extinção e o leão branco
A extinção em biologia e ecologia é o total desaparecimento de espécies, subespécies ou grupos de espécies e momento da extinção é geralmente considerado como sendo a morte do último indivíduo da espécie. Em espécies com reprodução sexuada, a extinção de uma espécie é geralmente inevitável quando há apenas um indivíduo da espécie ou apenas indivíduos de um mesmo sexo.
O leão branco constitui uma rara mutação de cor do leão sul-africano devido a uma particularidade genética chamada leucismo, que é uma alteração genética devido a um gene recessivo, que confere a cor branca a animais geralmente escuros, por este motivo estes possuem a pelagem branca e olhos dourados ou azuis. O leão branco é um animal extremamente raro e encontra-se em vias de extinção por este mesmo motivo.
Os leões brancos são da ordem carnívora e pertencem à família felidae, o peso do macho varia entre 150 a 250 kg e o da fêmea entre 120 e 180 kg, o seu comprimento pode ser em média 274 centímetros e os seus dentes podem medir até 5 centímetros. Estes podem ter uma ninhada de 2 a 6 filhos por ano e o período de gestação é de aproximadamente 4 meses. A vida média destes leões é em média 18 anos, no entanto, muitos leões são mortos para serem estudados por cientistas devido às suas alterações genéticas.
Estes leões podem ser leocisticos (leucismo) ou albinos (albinismo), a grande diferença entre estas duas alterações é que os leões leocisticos não são muito sensíveis à luz, ao contrário dos albinos.
Vivem geralmente em grupo e muitas das vezes matam as crias para não colocarem em risco o seu grupo. Devido à cor muito branca, típica destes felinos, as crias tornam-se um enorme problema para eles, pois não conseguem se camuflar na vegetação.
Só nas últimas décadas se começou a dar importância a estes felinos, mesmo assim, nem toda a gente sabe da existência destas magníficas criaturas.
Está nas mãos de todos impedir que estes animais e outros se tornem extintos. Mas é algo praticamente impossível visto que, a nossa capacidade de destruir a natureza é assombrosa e desumana.
Referências:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Le%C3%A3o_branco
Autor: Ana Rita Abreu